“Hugo” um programa interativo na TV analógica


Se você pensa que a televisão interativa surgiu agora com a digitalização, está enganado! A interatividade já existia muito antes, com a tevê analógica. Afinal, para haver interatividade não é necessário o meio digital e sim, uma relação mútua entre duas ou mais coisas ou pessoas.
A interatividade é um dos temas mais discutidos quando o assunto é Televisão Digital. Muito se discute sobre as possibilidades de interatividade que o sinal digital vai possibilitar. Alguns testes de programa interativos já foram feitos no mundo. Alguns deram certo outros não. Pesquisadores apontam “Winky Dink and You”, como sendo o primeiro programa interativo. Ele foi ao ar pela televisão americana CBS, em 10 de outubro de 1953, às 10 hora da manhã de um sábado.
O mais curioso é pensarmos que a interatividade já existia na televisão analógica, com a ajuda de outros meios de comunicação como, por exemplo, o telefone. A interatividade, na verdade, começou no rádio, com a participação dos ouvintes que ligavam, para pedir músicas, ou participar de promoções ao vivo.

O programa “Hugo”, exibido em vários países, pode ser considerado um programa que oferecia uma forma de interatividade com o seu público. Destinado a crianças e adolescentes ele tinha o formato de um game, que era apresentado por jovens que interagiam com as crianças que participavam ao vivo do programa. A criança precisava ligar para o programa, e por meio dos botões do telefone, participava do game. Cada tecla do telefone correspondia a uma ação do personagem “Hugo”, como por exemplo, pular, abaixar, correr, etc. Os participantes ganhadores levavam para casa prêmios simbólicos como camisetas, adesivos e kits do personagem. O programa foi sucesso em vários países e é um exemplo de programa interativo na TV analógica. No Brasil o programa foi ao ar em 1995 pela CNT/Gazeta Confira um vídeo do programa “Hugo” no Brasil.

O programa também fez muito sucesso em Portugal no programa “Hora H”:

Esse post foi publicado em Televisão, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário